Você acha que deveria ser obrigatório apresentar a CNH ao comprar um veículo?

sábado, 31 de julho de 2010

O que fazer em acidentes de trânsito?
Uma situação absolutamente indesejável, mas que infelizmente pode acontecer com qualquer pessoa ao sair de casa, dirigindo ou não, é o envolvimento em acidente de trânsito. Pode ser uma leve colisão quanto um acidente de grandes proporções.
Nestas ocasiões, o mais importante é manter o máximo de racionalidade e tranqüilidade possível, para não incidir em infrações ou até crimes, conforme dita a Lei 9503/97, o Código de Trânsito Brasileiro.
A primeira hipótese é a do acidente sem vítimas, aquele que restou apenas danos materiais. Nesse caso, o artigo 178 do Código estabelece que, para assegurar a fluidez e a segurança do trânsito, os envolvidos no acidente devem remover os veículos, sob pena de incidir numa infração de natureza média, por não remover o veículo envolvido em acidente de trânsito sem vitimas da via pública. No estado de São Paulo, em caso de acidentes no trânsito urbano, basta as partes interessadas comparecerem à sede da Polícia Militar para declararem as respectivas versões sobre o ocorrido e requererem o Boletim de Ocorrência. No caso do trânsito rodoviário, as polícias (estadual e federal) comparecem quando solicitadas, mas se os veículos estão se movimentando sem trazer riscos ao trânsito, podem também comparecer à sede da polícia respectiva à via para a confecção do Boletim de Ocorrência. Não é necessário o comparecimento no mesmo dia que ocorreu o acidente, mas não é aconselhável muita demora, principalmente se não houve acordo entre as partes. Importante salientar que, se o veículo está segurado, indagar ao representante da seguradora se é necessário a feitura do Boletim de Ocorrência no mesmo município onde ocorreu o acidente. Para a polícia de trânsito não há problema.
Nos outros Estados da Federação, as ações nestas situações não devem ser diferentes.
A segunda hipótese é a do acidente com vítima(s), sem especificar-se a gravidade sofrida. Neste caso, conforme o artigo 176 da lei maior do trânsito, o dever é preservar o local e somente remover o veículo se o agente policial assim o determinar, sob pena de incidir em infração de natureza gravíssima e suspensão do direito de dirigir. A hipótese independe de ser trânsito urbano ou rodoviário. A preservação é obrigatória, pois o local será periciado pelos agentes da polícia cientifica. O local se caracterizou como “local de crime”.
As penalidades acima são aplicadas administrativamente pela autoridade de trânsito, mas criminalmente também há conseqüências. Quando há vítima, existe a previsão de crime (Artigo 312 do Código de Trânsito) de inovar o local do acidente antes do procedimento policial, passível de detenção de seis meses a um ano ou multa (competência do Juizado Especial Criminal). Há também o crime de afastar-se do local do acidente para fugir de responsabilidade civil ou penal (artigo 305 do Código de trânsito). Neste caso, independeria de haver ou não vítima(s). Esse crime cria uma situação tão delicada que somente o fato de, numa colisão sem vítimas, mandar-se o outro motorista buscar seus direitos e ir embora (pelo acaloramento da situação) poderia caracterizar sua ocorrência. Logicamente que ninguém será condenado sem defender-se. Então, se o senhor ou a senhora se envolver em acidente de trânsito, tome os procedimentos legais para evitar muito mais aborrecimentos.
Paulo Aparecido Verderi. Sargento de Polícia Militar do Estado de São Paulo
Fonte: Transitobrasil.org
TIRANDO SUA DÚVIDA
O que devo fazer se a calçada estiver ocupada por mercadoria?
Deve requerer ao órgão de trânsito responsável pela via para adotar as medidas necessárias para desobstruir os passeios para que os pedestres possam transitar, inclusive removendo a mercadoria ou material que estão nas calçadas, conforme estabelecido no artigo 245 do CTB o qual estabelece “Art. 245. Utilizar a via para depósito de mercadorias, materiais ou equipamentos, sem autorização do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via: Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - remoção da mercadoria ou do material. Parágrafo único. A penalidade e a medida administrativa incidirão sobre a pessoa física ou jurídica responsável”.
Polícia desarticula quadrilha cearense que atuava na região do Vale do Apodi
APODI - Bastaram poucas horas para que a polícia de Apodi desarticulasse uma perigosa quadrilha de assaltantes e pistoleiros do Vale do Jaguaribe que praticou um assalto na manhã de ontem na Chapada do Apodi.
A quadrilha foi desarticulada após ter tomado de assalto um veículo tipo Fiat Uno, branco, placa MYI, 4882, pertencente à Prefeitura do Apodi, que transportava pacientes da cidade para uma clínica de hemodiálise em Mossoró.
O assalto foi feito por três homens às 5h, na BR-405, trecho Apodi-Mossoró, próximo à comunidade rural de Canto de Varas. Os assaltantes interceptaram o Fiat e anunciaram o assalto, rendendo o motorista do veículo com uma pistola 380 e revólver calibre 38.
Ao tomar conhecimento do assalto, os policiais de Apodi montaram uma megaoperação que culminou com a prisão do assaltante cearense Célio Diógenes Calixta, "Gogo", natural da cidade de Jaguaribe-CE, e mais a identificação dos comparsas, Sandro Nogueira Guerra, natural de Iracema-CE, proprietário de um Gol que foi apreendido pela polícia, e um outro elemento identificado apenas como Júnior, que vem a ser o líder do bando e vem sendo procurado pela polícia cearense.
Com o bando, os policiais apreenderam um veículo tipo Gol, placa HWO 3039 - Iracema-CE, documentos e celulares. A prisão aconteceu na localidade rural Bica, zona rural de Tabuleiro do Norte-CE. A equipe policial potiguar se deslocou ao vizinho estado do Ceará e com o apoio da polícia da cidade de Tabuleiro do Norte realizou várias diligências nas cidades de Iracema, São João do Jaguaribe, Alto Santo, Limoeiro do Norte e outras cidades da região jaguaribana, porém até a tarde de ontem os policiais ainda não tinham localizado o veículo Fiat Uno.
De acordo com o delegado da Polícia Civil de Apodi, Claiton Pinho, essa quadrilha é envolvida em homicídios, assaltos, roubos de veículos, falsificação de dinheiro, desmanche de carro e motos e estava tentando se instalar no Médio Oeste.
Nas diligências no Vale do Jaguaribe, os policiais do Rio Grande do Norte e do Ceará encontraram, na residência de um dos membros da quadrilha, várias cédulas falsas, armamento e três impressoras para a falsificação do dinheiro. Esses crimes vão ser investigados pela polícia do Ceará.
"A polícia foi rápida e conseguiu tirar de circulação um dos membros da quadrilha e apreender um veículo quente, os outros dois envolvidos no assalto já foram identificados e logo vão ser presos, estamos mantendo contato com policiais do Ceará para prender o restante do grupo", comentou o delegado Claiton Pinho, que garantiu que a quadrilha já planejava outros crimes na região Oeste, principalmente em Apodi e Pau dos Ferros.
Ao ser interrogado pelo delegado Claiton Pinho, o assaltante Célio Diógenes Calixta,"Gogo", declarou que a quadrilha tinha recebido de uma pessoa da cidade de São João do Jaguaribe-CE a encomenda de um Fiat Uno e resolveram vir tomar de assalto em Apodi, na noite de quinta-feira, passaram por Pau dos Ferros, mas não conseguiram tomar um Fiat e vieram para Apodi.
Fonte: Jornal O mossoroense
Servidores do Detran aguardam resposta do governo estadual para encerrar greve
Depois de decidirem aderir novamente à greve do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os servidores de Mossoró estiveram numa caravana que foi à cidade de Caicó na última quinta-feira para se reunir com o governador Iberê Ferreira. De acordo com o coordenador da regional Mossoró do Sindicato da Administração Direta e Indireta (Sinai), Hermes Oliveira, o resultado da visita foi favorável à categoria que conseguiu falar diretamente com o governador Iberê Ferreira de Souza.
"Nós ficamos muitos satisfeitos com a mobilização, pois conseguimos falar diretamente com o governador. Todas as conversas anteriores eram com pessoas da equipe de governo, por isso traçamos essa estratégia de ir até Caicó", diz Hermes. Os trabalhadores estão otimistas, pois o governador se comprometeu a enviar uma resposta às reivindicações dos servidores até segunda-feira.
"Segunda nós iremos a Natal para saber qual foi a resposta dada por Iberê. A informação será passada através de um funcionário do Detran de Caicó, o mesmo que viabilizou o encontro com o governador", esclarece. Mesmo com o otimismo e as chances de encerramento, os oito servidores em greve na cidade permaneceram em frente à sede do órgão com faixas e explicaram aos usuários quais serviços estão paralisados.
"Os serviços em sua maior parte ficam prejudicados, principalmente o de registro e auditoria que contam com servidores efetivos. A demanda do órgão é alta e o atendimento está precário", informa. Na próxima terça-feira, após receberem a resposta do governo às reivindicações, a categoria fará um nova assembleia aqui em Mossoró para decidir se continuam ou encerram o movimento.
Os trabalhadores do órgão reivindicam, entre outras coisas, a readequação da grade de progressão que garante o reajuste salarial em torno de 13%, além da realização de concurso público pendente desde 2006 e melhorias na estrutura física onde funciona o Detran em Mossoró.
Fonte: Jornal o mossoroense

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Fatores que influenciam negativamente na capacidade de dirigir
O café preto de manhã, tomado em jejum, provocou aquela dor de estômago (efeito normal em casos de gastrite), e você procurou um analgésico que trouxesse alívio para a dor, antes de sair para o trabalho. A dor passa, mas eis que, ao dirigir, você percebe que alguma coisa não vai bem. Você não percebe a proximidade de um farol vermelho e quase atropela duas senhoras que caminham pela faixa de pedestre. “O que está acontecendo comigo?”, pergunta-se. Está desatento, sonolento, e os reflexos não são os mesmos. Não é o caso de tomar outro café. O problema aí é que determinados remédios podem prejudicar a capacidade de dirigir, o que também varia. E não é só remédio. O consumo de bebidas alcoólicas, como se sabe, é grande responsável por boa parte dos acidentes de trânsito. Exatamente porque mexe com esta capacidade, aumentando o tempo de reação, prejudicando a percepção, entre outros fatores. O uso de drogas vai pelo mesmo caminho. Mas não são apenas essas substâncias que prejudicam a capacidade de dirigir. Há uma série de fatores que, dependendo da situação e da pessoa, têm influência negativa no controle do veículo, afastando o motorista de sua condição ideal para assumir o volante. Diretor do departamento de medicina de tráfego ocupacional da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), o dr. Dirceu Rodrigues Alves Junior aponta quais são esses fatores e como eles operam para que o motorista se torne uma bomba ambulante.
Beber e dirigir, nem pensar
A bebida alcoólica, ao ser ingerida, é rapidamente absorvida pelo aparelho digestivo, caindo na circulação e promovendo uma ação imediata no sistema nervoso central. Após dar uma sensação de prazer, em alguns casos provoca torpor e sonolência. Em outros casos, o bebedor fica agitado, emotivo. Outros ainda desenvolvem agressividade, procurando arranjar confusão e briga. Nenhum dos estados citados é compatível com a condução de um veículo. Quanto maior o volume ingerido e a concentração de álcool da bebida, maiores os efeitos. Há prejuízo da coordenação motora e desorientação espacial. Daí a incapacidade de identificar a distância correta para outros veículos, pedestres e obstáculos à frente.
Drogas legais também interferem
Depende muito da sensibilidade de cada um. Exemplo típico é o indivíduo que, ao tomar um comprimido de dipirona (“Novalgina”), começa a se sentir mal, tem queda de pressão e tontura. Outras pessoas podem não sentir nada com o mesmo remédio. Há medicamentos, entre os que são tomados rotineiramente, que são mais capazes de produzir efeitos colaterais, com repercussão na direção veicular: analgésicos, antialérgicos, xaropes que contenham anti-histamínicos, colírios dilatadores da pupila, antigripais, descongestionantes nasais, antidepressivos, ansiolíticos e anticonvulsivantes. O efeito colateral que interfere na direção veicular quase sempre está relacionado à redução dos reflexos, torpor, sonolência, redução da vigília, reações tardias. O ideal seria que, ao receitar um remédio, o médico sempre alertasse sobre a influência deste sobre a capacidade de dirigir. E, claro, que ninguém fizesse a automedicação.
Perigos da idade
Gente muito idosa tem dificuldades maiores no trânsito. Depois de uma certa idade, que varia de acordo com cada pessoa, há perda visual, auditiva, reflexos tardios, dificuldade na coordenação motora, além de doenças degenerativas que afetam a saúde física e mental do motorista.
Fonte: Revista CESVI (junho/2010)
Embriaguez ao Volante em Pau dos Ferros
Por volta de 01hs40min de hoje(30), na Rua Bevenuto Fialho, a pessoa de Francisco Hugo Gomes, 29 anos, residente no Bairro São Geraldo, foi preso e conduzido a 4ª DRPC, onde foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante. O mesmo conduzia um veiculo tipo Pampa, Ford, cor prata, placa MXV 7894/RN, além da embriaguez ao volante o condutor não apresentou a CNH.
Fonte: Blog nossoparanarn

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Uso do Capacete



A partir do dia 1º de janeiro de 2008 passaram a vigorar as disposições das Resoluções Contran nº 203/06 e 253/07, que disciplinam o uso de capacete para o condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo motorizados. Diversamente da normatização anterior, essas resoluções trazem normas e definições mais claras em relação ao uso correto desse equipamento, facilitando a atuação dos agentes de trânsito e o entendimento dos usuários da vias. Em novembro de 2007 a frota estimada desses veículos alcançava um total de 10.870.227 unidades (Fonte: Denatran) e, em dezembro de 2005, calcula-se que os gastos anuais com acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras tenham atingido a cifra de R$ 22 bilhões de reais (Fonte: Ipea). Ainda de acordo com a mesma pesquisa, no ano de 2004, as motocicletas e motonetas se envolveram em 12.095 acidentes (10,8% do total) nas rodovias federais, resultando na morte de 932 pessoas (15,2% do total). Estima-se que, apenas na cidade de São Paulo, os acidentes tirem a vida de um motociclista por dia. O uso correto do capacete é instrumento essencial para a queda desses números, juntamente com a fiscalização, a educação de trânsito e a conscientização dos condutores.

Parada e Estacionamento de Veículo: qual a diferença?

Este questionamento, não raramente, é dirigido aos agentes da autoridade de trânsito (agentes municipais e policiais). A resposta é simples, mas para isso é importante relembrar a definição dos termos parada e estacionamento, constantes no Anexo I do CTB – Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97). Vejamos:
Parada - imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros;
Estacionamento - imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.
Pronto. Está esclarecido! Depende apenas do tempo e da circunstância que envolve a imobilização do veículo.
A figura da esquerda (acima), que representa uma placa de regulamentação, proíbe o estacionamento e a parada do veículo; a figura da direita, que também é uma placa de regulamentação, proíbe apenas o estacionamento do veículo. Além da sinalização, o artigo 181 do CTB, proíbe o estacionamento nos seguintes locais: nas esquinas a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal; afastado da guia da calçada a partir de 50 cm; em posição inadequada; nas pistas de rolamento das vias públicas; junto ou sobre hidrantes de incêndio, registros de água ou tampas de poços de visita de galeria subterrânea; nos acostamentos, salvo motivo de força maior; no passeio, sobre faixa de pedestre, em ciclovia, nos canteiros, gramados, jardins públicos e outros; onde houver guia de calçada rebaixada para entrada ou saída de veículos; impedindo a movimentação de outro veículo; ao lado de outro veículo em fila dupla; na área de cruzamento de vias; nos viadutos, pontes e túneis; onde houver sinalização delimitadora de ponto de embarque ou desembarque de passageiros, na contramão de direção; em aclive (subida) ou declive (descida), não estando devidamente freado e sem calço de segurança, quando se tratar de veículo com peso bruto total superior a três mil e quinhentos quilogramas.
O art. 182 do CTB, proíbe a parada nas seguintes situações: nas esquinas a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal; afastado da guia da calçada a partir de 50 cm ; em posição inadequada; nas pistas de rolamento das vias públicas; junto ou sobre hidrantes de incêndio, registros de água ou tampas de poços de visita de galeria subterrânea; no passeio, sobre faixa de pedestre, em ciclovia, nos canteiros, gramados, jardins públicos e outros; impedindo a movimentação de outro veículo; ao lado de outro veículo em fila dupla; na área de cruzamento de vias; nos viadutos, pontes e túneis, sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso.


A Res. 180/2007 do CONTRAN e outros artigos do CTB, estabelecem que para o descumprimento destas regras está previsto remoção do veículo (guinchamento), multas e pontos. Nota-se que o cumprimento da legislação gera respeito ao direito dos outros; a vida em grupo exige que regras sejam obedecidas, pois sempre que alguma delas for infringida, outras pessoas sofrerão prejuízos. O descumprimento da maioria das regras de trânsito são atos anti-sociais. As dúvidas sobre a legislação de trânsito podem ser clareadas com a leitura do CTB ou das resoluções complementares.
Veja as placas similares às comentadas, da Inglaterra, na figura acima; lá, foi criado o primeiro código de trânsito do mundo, denominado Lei das Bandeiras Vermelhas; o atual chama-se Highway Code, que no ano de 2008 foi um best-seller do gênero não-ficção. Com certeza, a leitura é uma das atitudes que colaboram para gerar um comportamento mais seguro no trânsito, afinal como afirmava Sigmund Freud: “Só o conhecimento traz o poder”. Leia, pesquise, conheça e pratique o CTB, com certeza você terá e proporcionará mais segurança.
Fonte: Abordagem Policial

segunda-feira, 26 de julho de 2010

LUTO
O blog Trânsito Pau dos Ferros se sensibiliza e está de LUTO pela perda tão precoce da criança Daniel de apenas dez anos de idade, que veio a óbito no dia de ontem (25), o mesmo é filho do Cabo Nailton do Grupo de Operações Especiais de Pau dos Ferros. Só resta-nos pedi a Deus que console os corações dos pais neste momento de profunda dor, ajudando-os a atravessar este mar tão bravio.
O sepultamento será às 17hs00min de hoje (26) no cemitério velho da cidade de Pau dos Ferros/RN.
"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá...."
de (João 11:25-26)

sábado, 24 de julho de 2010

CARNAPAU 2010
O primeiro dia do CARNAPAU 2010 (23), na cidade de Pau dos Ferros/RN, distante 430 Km de Natal, contou com um público estimado de mais de vinte mil pessoas. Os foliões contaram com o carisma da Banda Cheiro de Amor que fez com que todos tirassem o pé do chão. Apesar dos camarotes terem sido interditados pelo Corpo de Bombeiros militares, que encontraram algumas irregularidades, quem esteve presente não desanimou e continuou até o final do evento com muita alegria. Os policiais do 7º BPM e do 4º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, este comandado pelo 2º Tenente da Polícia Militar Luciano Cruz, garantiram a segurança dos cidadãos presente. Segundo o tenente Cruz, não foi registrado nenhum acidente decorrente do evento, o que comprova o sucesso da Operação CARNAPAU Seguro, desenvolvida pelo 4º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual com o objetivo de garantir a segurança e a fluidez do trânsito nos três dias do evento.
Confira imagens do primeiro dia do Evento, que ocorrerá de 23 à 25 de Julho

Os foliões na Avenida, só alegria

Viaturas do 4º DPRE

O uso do Giroflex
O policiamento ostensivo tem caráter preventivo, e quando falamos em prevenção policial estamos falando em evitar a incidência de crimes – que são lesões a bens jurídicos estabelecidos, principalmente a vida. Através da intimidação que a farda e outros tantos elementos visuais ocasionam naquele que pretende cometer um crime, o policiamento ostensivo foi uma das medidas abraçadas em todo o mundo para manter a ordem pública nas cidades.
Desses elementos, o uso do que se denomina “giroflex” – equipamento que emite sinais luminosos intermitentes nas viaturas – é digno de estudo e reflexão. O Código de Trânsito Brasileiro traz a seguinte normatização:
Art. 29
VIII – os veículos [...] de polícia, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente [...]
Assim, é lei que os condutores de veículos e pedestres que avistarem os ditos sinais luminosos intermitentes, devem dar passagem às viaturas, o que as torna ostensivamente muito eficientes.
Apesar da existência do dispositivo – salvo nos casos de defasagem do equipamento, onde acontece das viaturas não o possuírem em pleno funcionamento – muitos policiais ignoram seu uso, principalmente por um motivo crucial: a vontade de aplicar a lei, de flagrar o suspeito no cometimento do delito. Por vontade da maioria da tropa, trabalhariam em viaturas descaracterizadas, para não serem percebidos pelos suspeitos.
O ideal, ao receber a informação de que, por exemplo, ocorreu um roubo em determinado local, é que a viatura desloque-se o mais ostensivamente possível. O infrator da lei deve perceber que a polícia se aproxima, e desistir do seu intento criminoso, saindo do local imediatamente, deixando incólume a vítima e, se possível, seu patrimônio.
Sem exageros, a atitude de ignorar o uso do giroflex é uma boa representação da confusão de papéis que permeia as instituições de segurança pública no Brasil. O policial é premiado e enaltecido sempre por apreensões e prisões que realiza, um critério insuficiente para definir a “quantidade de prevenção” que ele produziu durante seu serviço, sendo justamente a prevenção a principal atividade das polícias ostensivas.
Fonte: abordagempolicial.com
BH será a primeira capital a ter estacionamento pago pelo celular
Belo Horizonte está prestes a se tornar a primeira capital do país a implantar sistema de estacionamento rotativo digital. Parceria de cooperação técnica, firmada em abril entre a BHTrans e a QualiConsult Ltda., empresa de tecnologia da informação, a proposta prevê a implantação de serviço de venda e fiscalização de créditos para a faixa azul por meio de aparelhos celulares, extinguindo a tradicional folhinha de papel. O projeto-piloto será concluído na próxima semana e sua implantação é avaliada pela BHTrans, podendo ser iniciada antes do fim do ano.
O sistema eletrônico é ágil e em poucos segundos o motorista registra a compra de créditos. Por meio de um software instalado no celular, o condutor envia o número da placa do automóvel para uma central de dados. Imediatamente é registrada a compra do faixa azul digital, válido pelo tempo determinado na sinalização.
O programa para compra de créditos será disponibilizado gratuitamente na internet, mas serão criados postos de venda em bancas de revistas, postos de combustível e outros locais, onde é possível adquirir o rotativo para casos em que a pessoa não tenha celular ou não faça a instalação do software, “Funcionários desses estabelecimentos terão o programa instalado nos celulares e no local o motorista poderá pagar o valor do faixa azul. Em seguida, o número da placa do veículo é enviado para a central”, explica José Carlos da Silva Neto, representante da empresa. Também serão firmados convênios entre a prefeitura e empresas, para que motoristas sejam bonificados com créditos de rotativo em alguns estabelecimentos.
Para garantir a manutenção do bônus de 30 minutos, que a BHTrans possibilita em caso de paradas rápidas, o software tem a opção de acionar a ferramenta sem custos. Caso estacione por apenas meia hora, o motorista não precisa pagar, como ocorre hoje.
A fiscalização também passará a ser digitalizada. Cada quarteirão terá um registro eletrônico – com nome da rua e tempo de permanência permitido – e, ao chegar, o agente digita no celular o código da Rua Gonçalves Dias com Getúlio Vargas, por exemplo. O passo seguinte é digitar a placa de cada um dos carros parados no quarteirão.
Caso seja identificado que o motorista não pagou o faixa azul ou extrapolou o tempo de permanência, automaticamente é gerada uma infração. Por meio de uma impressora portátil conectada ao celular, é possível imprimir uma guia, que é colocada no parabrisa do carro, avisando o motorista da multa. E uma cópia chega à casa do infrator, como ocorre atualmente. “O sistema tem certificado digital para celular, como determina portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)”, diz Neto.
Testes
Desde abril, a BHTrans e a QualiConsult fazem testes em 12 quarteirões nas proximidades da Praça Diogo Vasconcelos, no Bairro Funcionários. O resultado é que a fiscalização foi até cinco vezes mais rápida que em outros locais com o rotativo tradicional.
O programa também possibilita que sejam fiscalizados outros tipos de irregularidades, como IPVA e seguro obrigatório atrasado, e identificados carros roubados. A extensão do programa está em discussão com a BHTrans. Para isso, seria necessário um convênio entre órgãos públicos estaduais e municipais para integração de banco de dados. Segundo Neto, a implantação do programa possibilita gestão dos dados de estacionamento rotativo. “A BHTrans terá dados para mensurar se determinado quarteirão é muito ou pouco usado. Com isso, é possível aumentar ou diminuir o tempo”, explica.
Apesar dos benefícios, o administrador João Luiz Teles, de 53, e o empresário Ricardo de Oliveira Coutinho, de 48, consideram a tradicional folhinha mais simples e menos burocrática. “Nem todo mundo está acostumado a mexer com celular e o acesso não é para todos”, diz Teles, acrescentando que o modelo via celular criaria um relaxamento maior, possibilitando esquecimento e deixando o motorista vulnerável a multas. Mas, segundo o representante da QualiConsult, está em estudo também a implantação de um mecanismo que alerta o motorista, por mensagem SMS, quando os créditos estão acabando. O servidor público Valter Guilherme Alves Costa, de 26, considera mais prático o formato digital. “Evita ter de buscar pontos de vendas”, comenta.
Fonte: Do Estado de Minas

Bandidos fortemente armados trocam tiros com a PRF durante perseguição no RN
Anônimo/PRF/Divulgação Uma quadrilha formada por bandidos encapuzados e fortemente armados trocou tiros com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante uma perseguição na noite desta sexta-feira (23), por volta das 21h40, na entrada do município de Assú. De acordo com informações da polícia, o grupo, que estava em um veículo do tipo Saveiro, de cor prata, furou a barreira policial no km 112 da BR-304 em alta velocidade e quase chegou a atropelar um dos policiais rodoviários federais.
Durante a fuga, a quadrilha efetuou disparos contra a PRF e adentrou em um matagal, onde a Saveiro foi abandonada e o grupo conseguiu se evadir a pé. Policiais militares foram acionados e fizeram um cerco na região na tentativa de capturar os bandidos, mas sem êxito. No local, foram encontrados uma pistola 9mm, um revólver calibre 38 e um colete à prova de bala.
O carro usado pelo bando, que na ocasião utilizava as placas MZD 6217 pertencente a outro veículo, foi tomado de assalto no início do mês, entre as cidades de Jucurutu e Triunfo Potiguar. Além disso, ele foi um dos usados no roubo ao banco Bradesco, no município de Serra do Mel, o que leva a polícia a crer que este grupo seja o mesmo que causou terror naquela cidade, na madrugada do dia 14 deste mês.
As buscas pela quadrilha prosseguem na região. A polícia suspeita de que pelo menos um deles esteja baleado.
Fonte: DIARIODENATAL.COM.BR
CONSTRUÇÃO DA BR-110
Ordem de serviço será assinada dia 10.
Campo Grande - O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Fernando Rocha, do Rio Grande do Norte, anunciou para o dia 10 de agosto a assinatura autorizando o início das obras de construção da BR-110, trecho de 79 quilômetros que compreende entre as cidades de Mossoró e Campo Grande, passando pelo Centro de Upanema.
A licitação foi concluída nesta semana. A empresa vencedora foi a Delta Construções, apresentando proposta no valor de R$ 84,358 milhões. A previsão do projeto inicial da obra, apresentado no início deste ano na Câmara Municipal de Upanema pelo Dnit, era de a obra precisar de aproximadamente R$ 90 milhões para ser concluída.
O empreendimento faz parte da segunda fase do PAC, lançado pelo presidente Lula nesta segunda-feira em Brasília. Na ocasião de lançamento do edital, que aconteceu na Câmara Municipal de Upanema/RN, o superintendente do Dnit, Fernando Rocha, esclareceu que, após a ordem de serviço, o prazo previsto de conclusão da obra é de dois anos.
Na ocasião, afirmou também que a superintendência já tem experiência no processo de desapropriação de terras e licenciamento de jazidas para agilizar o processo, já que terá que negociar aproximadamente 80 desapropriações antes de construir a rodovia. A obra é considerada fundamental para desenvolver especialmente a região de Upanema, aproveitando o potencial hídrico da Barragem de Umari, inaugurada há quase dez anos.
A BR-110 foi implantada em 1957, ligando os municípios de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, e Patos, na Paraíba. No fim da década de 70, o trecho de Areia Branca até Mossoró foi pavimentado, e no restante, ao longo dos anos houve apenas pequenas intervenções de pequeno porte. A população espera a pavimentação desse trecho da rodovia há aproximadamente 40 anos.
O segmento a ser pavimentado está localizado entre o entroncamento da BR 304-B (km 51) e o município de Campo Grande (km 129), onde está prevista também a construção de duas pontes e todos os bueiros. A rodovia terá 9,5m de largura com acostamento na mesma altura da pista principal e sinalização vertical e horizontal.
A "Estrada do Sal", como é conhecida, é de grande importância para a região Oeste, com uma cultura de cajueiros concentrados entre os rios Apodi e Piranhas, sendo responsável por 66% de área colhida no Estado e a concentrada atividade de exploração de petróleo e sal. Agora, além deste potencial, a BR-110 vai proporcionar o desenvolvimento da agricultura irrigada nas áreas irrigáveis na região de várzea e chapada da região de Upanema.
Fonte: Jornal de Fato

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Acidente com Viatura da PM
Mossoró:O acidente aconteceu por volta das 13h00 desta sexta feira 23 de Julho, na rua Frei Miguelinho, próximo ao Bar da Cruz, já chegando no Estádio Nogueirão, bairro Nova Betânia.Foto: O CâmeraSegundo informações de pessoas que presenciaram o acidente, os dois veículos trafegavam no sentido Centro - Nova Betânia e no momento em que tentava fazer a ultrapassagem, o palio do 2º BPM de Mossoró, de placa MGA 5504, que era dirigido pelo policial Alexsander, que serve ao Sub Comandante de Policiamento do Oeste, Coronel Leão, foi atingido, bateu numa calçada de proteção da rua e capotou.O condutor sofreu escoriações, foi socorrido por uma viatura do SAMU e encontra-se no Hospital Regional Tarcisio Maia.O condutor da van, com placa MXU 4674, de Pau dos Ferros, que aparentemente provocou o acidente, nada sofreu e permaneceu no local. A carteira de habilitação do condutor da van não lhe permitia dirigir esse tipo de veículo.O 2º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual - 2º DPRE, foi ao local e deverá ouvir os condutores e testemunhas. Os procedimentos de praxe, para a perícia foram realizados. Também compareceram uma equipe do ITEP e outra da PRF.Pessoas informaram à Policia de Transito que fazia a perícia no local, que ouviram a sirene na viatura, que ia atender uma ocorrência.
FONTE: Blog O Câmera

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Denatran abre inscrições para o X Prêmio de Educação no Trânsito
Trânsito que elege anualmente os melhores trabalhos produzidos sobre o tema Trânsito.
prêmio denatran, educação, trânsito, trabalho
Brasília – DF (13.07). Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Denatran de Educação no Trânsito que elege anualmente os melhores trabalhos produzidos sobre o tema Trânsito. O concurso, promovido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem o objetivo de incentivar diversos setores da sociedade a refletirem sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e a cidadania no trânsito.
Para participar o interessado deve fazer a inscrição na página eletrônica do Denatran até 31 de agosto. Após a confirmação dos dados, o candidato deverá encaminhar o trabalho, juntamente com a ficha de identificação gerada no ato da inscrição, para o endereço do Denatran. Os trabalhos enviados deverão seguir os critérios de cada categoria especificada no edital.
Este ano as categorias são divididas em Pré-escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educador, Educação no Trânsito, Obra Técnica e Cidadania.
Além da premiação, que varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil, a depender da categoria e do lugar de colocação, o vencedor receberá um certificado. O resultado do Prêmio será divulgado no dia 12 de novembro por meio sítio do Denatran http://www.denatran.gov.br. Os premiados também serão informados via e-mail, fax ou telefone.
Em 2009 foram premiados 29 trabalhos produzidos por representantes de Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A Prefeitura Municipal de Guará/SP foi homenageada por ter enviado o maior número de trabalhos.
Tanto os trabalhos quanto os envelopes não poderão ter identificação do participante.
Os trabalhos devem ser identificados com o número identificador gerado no ato da inscrição.
Cada participante poderá concorrer com um trabalho e em uma categoria.
Fonte: Denatran
Tirando sua Dúvida
Como pedestre onde devo transitar se não for possível utilizar a calçada?
Resposta: Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a sua utilização, a circulação de pedestres na pista de rolamento deve ser feito com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, conforme estabelece o §2º do artigo 68 do CTB.
PRF intensifica combate ao excesso de peso em veículos de carga no RN
Uma intensa fiscalização de veículos de carga, com finalidade de combater o excesso de peso, foi realizada nesta terça-feira (13) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) do estado. Segundo o órgão, o combate a esse tipo de infração no trânsito é importante por evitar tanto os danos ao patrimônio público (pavimento das rodovias) como os riscos à vida do próprio condutor dos veículos e dos outros que trafegavam pelas estradas.
Visando diminuir esses tipos de problema, a PRF intensificou seus trabalhos pesando os veículos, e conseguiu, em dois dias, lavrar 23 autos de infração por excesso de peso, na BR-406, no posto da PRF em Ceará-Mirim, totalizando 80 toneladas de excesso.
Além de todos os prejuízos causados pelo excesso de carga, a PRF ainda alerta para aqueles que comprometem a classe dos motoristas desses veículos, pois acaba por gerar um mercado selvagem, onde o condutor que não aceita praticar esse tipo de infração acaba, em alguns casos, perdendo o trabalho.
Fonte: DIARIODENATAL.COM.BR
Vítimas de arrombadores de carros no RN podem recuperar objetos roubados
De hoje até o próximo dia 23, das 9h às 15h, as pessoas que tiveram objetos furtados de dentro do seus carros nos últimos meses poderão recuperá-los. As mercadorias apreendidas durante a Operação Mão na Roda, deflagrada no dia 1º mês, estão disponíveis para o reconhecimento da população no prédio da Academia de Polícia Civil, na Avenida Industrial João Francisco da Mota, nº 2228, no bairro das Quintas, próximo ao viaduto da Urbana.
Todos os procedimentos referentes à entrega dos objetos serão realizados na hora. "Vamos priorizar quem tiver Boletim de Ocorrência e nota fiscal do produto com datas anteriores a ontem", explicou a titular da Delegacia de Especializada em Assistência ao Turista (Deatur) e também responsável pela operação, Alzira Veiga.
Não há um levantamento total do material apreendido, mas os objetos lotam uma sala da academia, desde caixas de som até roupas. A Mão na Roda prendeu 20 pessoas acusadas de arrombamento a veículos em todas as regiões de Natal.
Dos diversos produtos, apenas os pneus não podem ser reconhecidos. Segundo a delegada, é muito difícil a comprovação da propriedade desse tipo de mercadoria. "Algumas pessoas marcaram som e pneu, mas são poucas",afirmou Alzira.
Duas malas já foram enviadas ao estado de São Paulo depois de serem reconhecidas por turistas, que eram os principais alvos da quadrilha. Cerca de 36 pen drives foram entregues e os computadores roubados estão tendo sua memória recuperada com a ideia de encontrar os possíveis donos. A operação desarticulou uma quadrilha que tinha arrombado 1,8m mil carros. Desde do dia 1º a Deatur não recebe denúncias de arrombamentos. (MF)
Serviço
Avenida Industrial João Francisco da Mota, nº 2228, Quintas, próximo ao viaduto da Urbana
Fonte: Diário de Natal
Movimento paralisa setores de registro e auditoria de veículos
Quem precisou dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) em Mossoró teve que voltar sem o atendimento necessário ou incompleto. O motivo se deu em razão do primeiro dia de greve no órgão na cidade. Com 10 servidores efetivos, sobretudo, nos setores de auditoria e registro, a greve paralisou por completo qualquer serviço relativo a veículos. Já, o setor de habilitação continua funcionando normalmente, devido o serviço ser repassado a uma empresa terceirizada. A greve no Detran do Rio Grande do Norte teve início na segunda-feira, 12, mas ficou restrita à capital. No entanto, a partir de assembleia geral com os servidores do órgão, o movimento foi respaldado pelos demais servidores do Detran no Estado já no dia seguinte (terça, 13).Na pauta de reivindicações está a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), além de melhoria nas sedes do órgão em diversas cidades do Rio Grande do Norte, dentre elas Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó. Com cerca de mil servidores, o Detran possui efetivados apenas 286 em todo o Estado. Em Mossoró, esse número não passa de 12 (sendo apenas 10 atualmente). O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta (SINAI) diz que a categoria já negocia há mais de seis anos com o Governo do Estado a realização de concurso público e não obteve resposta quanto ao pleito. A greve, segundo o Sinai, também não foi surpresa para o Governo, já que o movimento foi anunciado em junho, conforme informava ofício do sindicato da categoria dirigido ao próprio Governo Estadual. No primeiro dia de greve na cidade, o Sinai e servidores do órgão realizaram panfletagem em frente à sede do órgão que funciona na Central do Cidadão no bairro Aeroporto (zona sul).
Fonte: Jornal de Fato

terça-feira, 13 de julho de 2010


Comandante do Destacamento Policial de São João do Sabugi/RN morre em Acidente de Trânsito
Morreu ontem (12), vítima de um acidente automobilístico, o 2º sargento da Polícia Militar do RN Fernandes, 45 anos, que respondia pelo pelotão de polícia militar da cidade de São João do Sabugí.
O Sargento Fernandes voltava de Natal para o Seridó, após uma reunião no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, quando a viatura da polícia, um Fiat Palio de placas KHG-0124, conduzido por ele, em uma curva colidiu frontalmente com um Voyage de placas HZD-2444. Com o impacto, o militar, que vinha sozinho, não resistiu aos ferimentos vindo a óbito ainda no local. Os outros ocupantes do Voyage, Lucas Galvão da Cruz, 24 anos, condutor, e os passageiros Otávio Henrique Araújo de Maria e Cíntia Monalisa da Silva Gomes, de 21 anos sofreram lesões graves.
O acidente foi por volta das 12hs10min, no município de Bom Jesus, comunidade de Cajazeiras, Km 41 da BR 226.
Fernandes era chefe da equipe de segurança 007, que prestava serviços em eventos em Caicó e região do Seridó. A notícia de sua morte chocou a população, pois era muito querido.
BR-101 continua sem sinalização auxiliar
As tachas ou “gelos baianos” que orientam os motoristas não foram colocados desde que o recapeamento asfáltico foi encerrado no final de maio.
A retirada dos "gelos baianos" continuam ausentes e confunde motoristas.Mais de um mês após o encerramento das obras de recapeamento asfáltico da BR-101, a sinalização horizontal da via ainda não foi completamente restabelecida. Os “gelos baianos” ou “olhos de gato”, retirados para viabilizar o trabalho das máquinas, continuam ausentes e confunde motoristas, em especial durante a noite.
Na marginal da via, no sentido zona Sul – Centro, próximo ao Viaduto do 4º Centenário, a ausência dos sinalizadores pode ser vista em uma região onde muitos carros trocam a pista principal pela marginal. O resultado é que motoristas desavisados são pegos de surpresa já que a faixa livre acaba sendo invadida por motoristas que vem da zona Sul.
No sentido inverso, os problemas também são notados. Próximo a passarela de Potilândia, alguns condutores que vêm no sentido Centro- zona Sul acabam entrando em alta velocidade na marginal e surpreendem os motoristas que seguem na pista de faixa dupla.
O problema continua na entrada para o Campus Universitário. Os sinalizadores não foram colocados e alguns veículos, apesar da pintura no asafalto, insistem em passar direto causando problema mais à frente, quando motoristas que atravessam embaixo do viaduto precisam reduzir a velocidade para evitar acidentes.
O problema persiste próximo ao Natal Shopping. Carros que trafegam na BR-101 entram em alta velocidade na marginal e põem em risco os condutores que seguem pela faixa da esquerda.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte as tachas ou "olhos de gato" de todo o trecho que recebeu novo asfalto será colocado até o dia 19 ou 20 de julho, dentro do cronograma, de acordo com o órgão.
“A pintura das pistas foi iniciada no dia 3 de julho. Desse período, conta-se 15 dias para que as tachas sejam colocadas. Quando há a incidência de chuvas, o procedimento é interrompido e retomado quando o sol aparece”, declarou o DNIT.
Fonte: Nominuto.com
Itep registra três mortes por acidente de trânsito em Mossoró e região em cerca de 24h
O Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) de Mossoró registrou três mortes violentas entre sábado, 10, e o fim da tarde de ontem.
A primeira morte violenta do fim de semana ocorreu já tarde de domingo, 11. A dona-de-casa Maria do Socorro Soares de Souza, que tinha 53 anos e morava no bairro Alto de São Manoel (zona leste), morreu vítima de um acidente de trânsito nas proximidades da Halliburton, à margem da BR-304, entre Mossoró e Assú.
O segundo grave acidente ocorreu por volta das 18h daquele mesmo dia, matando o pescador Juvenal Soares Teixeira, que tinha 38 anos e morava em um sítio na zona rural de Upanema.
A terceira morte registrada no fim de semana ocorreu por volta das 15h30, mas o corpo chegou ao Itep só depois dos outros dois (foram recolhidos primeiro). O mecânico Joseildo João da Silva, que tinha 38 anos e morava em Alto do Rodrigues, morreu também vítima de um acidente de trânsito.
Fonte: Jornal de fato
Transporte escolar clandestino cresce na capital; pais devem ficar atentos
A atuação dos transportadores escolares clandestinos vem aumentando significativamente em Natal. Dados da Cooperativa de Proprietários de Transportadores de Escolares (Coopten) revelam que atualmente são 310 veículos regulares atuando na cidade e, para cada um escolar legalizado, pelo menos dois rodam sem autorização ou com outras irregularidades, ou seja, há mais de 600 clandestinos em atividade. A prestação do serviço irregular coloca em risco a vida de crianças e adolescentes que são transportados. A Zona Norte é apontada como a área que mais tem transporte clandestino, que é feito por táxis, dublô e até em carros de passeio.
Segundo o diretor do Departamento de Transporte, Fiscalização e Vistoria da Semob, Jefferson Pedrosa, não é possível quantificar com exatidão esse número, uma vez que esses transportadores irregulares trabalham na informalidade e não usam nenhum tipo de identificação. De acordo com o presidente da Cooperativa dos Proprietários deTransporte Escolar de Natal (Coopten), Marcelo Bezerra Soares de Araújo, a concorrência é desleal porque os clandestinos não pagam impostos e não são submetidos às constantes vistorias e fiscalizações, além de cobrar um preço mais barato para atrair a clientela. Ele explica que o transporte clandestino acontece em todas as grandes escolas da cidade, com estudantes vindos de todos os bairros", dispara.
Marcelo aponta como principal problema da clandestinidade o fato de não haver uma fiscalização intensa e constante por parte da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). "Já pedimos várias fiscalizações em cima dos clandestinos, mas dizem que o efetivo é pouco e não há pessoas suficientes para fazer a fiscalização", disse ele. O diretor Jefferson Pedrosa explica que o trabalho de fiscalização é feito 24h por dia, mas não há equipes para fazer um trabalho exclusivo com os clandestinos. Ele disse que o órgão vai intensificar o trabalho da equipe de fiscalização do transporte escolar, mas esse trabalho não basta fiscalização, deve ser feito também com base em denúncias feitas à Semob.
Vistoria
A frota atual de veículos autorizados a conduzir estudantes em Natal é de 310 veículos, mas cerca de 270 estão nas ruas. Com o objetivo de garantir a segurança dos estudantes, a Semob está convocando os permissionários que estão com vistorias atrasadas. Todos os permissionários devem levar seus escolares para que suas condições, itens de segurança e documentação sejam verificados. Caso não regularizem no início das aulas haverá fiscalização na porta das escolas que fará apreensão. O valor do transporte escolar custa, em média de R$ 170. Mas na Zona Norte o preço cai muito porque a distância é menor. O valor chega a R$ 70.
Dicas
- Saiba se o carro está credenciado para o transporte junto à Semob
- Veja se o condutor tem os cursos adequados que são renovados de cinco em cinco anos
- Confira se o motorista portando habilitação com categoria D
- Veja se o carro está com vistoria em dia que se faz de seis em seis meses
- Cuidado com questões como cinto de segurança, farol , pisca, extintor e tacógrafo
Fonte: Diário de Natal

sábado, 10 de julho de 2010

Ocorrências de Trânsito
Pau dos Ferros – ontem (09) por volta das 19hs00min foi registrada uma colisão envolvendo uma motocicleta Hunter preta e um veiculo tipo Corsa Vinho, na BR-405, em frente a UERN, o condutor da motocicleta juntamente com sua esposa sofreram lesões corporais leve e danos materiais, já o condutor do carro, supostamente um funcionário do Fórum Trabalhista, fugiu do local sem prestar auxílio as vítimas. Segundo populares, ele havia acabado de atropelar uma pessoa na cidade de Rafael Fernandes, estando em visível estado de embriaguez. Policiais do 4º Distrito de Polícia Rodoviária fizeram busca na casa do suposto cidadão, mas o mesmo havia se evadido da residência, abandonando o veículo com visíveis sinais de colisão. As vítimas foram socorridas ao Hospital Regional de Pau dos Ferros, em seguida orientadas a procurar a Delegacia Regional, a fim de registrar um Boletim de Ocorrência.
Almino Afonso - Foi registrado um acidente de trânsito, entre a Viatura Policial de placas MNQ 926/PE e um celta, cor branca, placas MYW 570/RN, conduzido por José Guthierre Almeida de Sousa, onde houve apenas danos materiais;
Marcelino Vieira - Foi registrado um acidente de trânsito, a onde a pessoa de José Dias Barbosa, 55 anos, conduzindo uma motocicleta Honda Titan, cor vermelha, placa NTD 2935/RN, sofreu lesões corporais. Após realizar consulta da placa da moto, foi constatado que trata-se de uma placa fria, pois a placa pertence a um automóvel de Vitória da Conquista na Bahia.
Servidores do Detran entrarão em greve a partir de segunda
Os servidores do DETRAN-RN entrarão em greve a partir desta segunda-feira (12). A decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (9).
A categoria reivindica a implantação do Plano de Carreira, a realização de concurso público e o pagamento das promoções atrasadas.
“Os servidores do Departamento já vinham indicado a paralisação. O diretor do órgão solicitou um prazo para analisar as reivindicações e a resposta foi negativa para os trabalhadores. A paralisação é inevitável”, comenta Santino Arruda, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI-RN).
Fonte: jeancarlos.com.br
Enquete sobre o Uso do Cinto de Segurança

O CESVI BRASIL realizou uma enquete, entre novembro e dezembro de 2009, sobre o uso do cinto de segurança, com o objetivo de investigar o conhecimento da legislação, a consciência de riscos e a prática adotada pelos brasileiros em relação ao uso do equipamento. O uso do cinto de segurança é imprescindível para a segurança dos ocupantes do veículo, pois reduz os riscos de fatalidades em acidentes de trânsito. De acordo com uma avaliação realizada pelo NHTSA (National Highway Transportation Safety Administration), dos Estados Unidos, o condutor que usa o cinto de segurança tem o índice de risco de fatalidade reduzido em 45%, em relação ao condutor que não usa. O CESVI BRASIL estima que, se houver um aumento de 10% na taxa de adesão ao uso do cinto de segurança, é possível reduzir 1.600 mortes por ano no País. A enquete realizada pelo centro de pesquisa ficou disponível na internet e foi respondida por 1.758 pessoas. Entre os destaques dos resultados obtidos: Bancos da frente do veículo A enquete apontou que a maioria (98,7%) dos participantes entre homens e mulheres tem o conhecimento de que o uso do cinto de segurança é obrigatório nos bancos da frente do veículo. Assim como, 98,8% concordaram que não usar o cinto de segurança aumenta o risco de fatalidade de ferimentos em acidentes. Entretanto, o risco de andar com alguém sem cinto no banco da frente é prática de quase 1/3 (31,7%) dos participantes, que declararam que regularmente, ou de vez em quando fazem isso. Essa prática insegura apresentou diferença entre os sexos e nas faixas etárias, sendo mais comum entre os homens (36,7%) do que as mulheres (26,2%), e na faixa etária de 18 a 24 anos (50,5%). Ademais, grande parte (70,9%), regularmente, ou de vez em quando colocam o automóvel em movimento sem que os passageiros de trás coloquem o cinto. Banco de trás do veículo Em relação ao uso do cinto no banco de trás, a enquete apresentou resultados diferentes, indicando a necessidade de esclarecimentos e fiscalização do uso do cinto nesses bancos. A consciência em relação aos riscos de não usar o cinto no banco de trás também foi alta (95,9%). Porém, ao serem perguntados se costumam usar o cinto na condição de passageiro no banco de trás, a adesão foi baixa, e 56,2% manifestaram que usam de vez em quando ou nunca; entre os sexos, a diferença da prática foi de 15%, sendo maior entre as mulheres (65,8%). Grande parte (70,9%) respondeu que, regularmente ou de vez em quando, colocam o automóvel em movimento sem que os passageiros de trás coloquem o cinto. O conhecimento da regra vigente de uso obrigatório, mesmo sendo alto (87%), foi abaixo dos resultados obtidos sobre o uso no banco da frente. Em algumas categorias pesquisadas, esse resultado foi ainda menor, indicando os que acham que o uso não é obrigatório, ou não conhecem a regra: quase 1 em cada 4 dos participantes na faixa etária de 18 a 24 anos, e 1 em cada 5 mulheres. São indicativos que apontam para uma necessidade de esclarecimento sobre a legislação de trânsito, direcionado principalmente para essa faixa de idade. Os resultados também revelaram que apenas 26,8%, entre os participantes da enquete, declararam que foram parados por uma fiscalização de trânsito da polícia nos últimos seis meses. Em 2010, o CESVI BRASIL continua com o projeto de levantamento de informações no âmbito da segurança viária, e a próxima enquete será sobre motos, com previsão de lançamento no mês fevereiro. Fonte: cesvibrasil.com.br
Informações sobre Seguro DPVAT
Quem determina que todo proprietário de veículo deve pagar regularmente o Seguro Dpvat é a Lei 6.194/74
A lei determina que o Seguro Dpvat deve ser pago todos os anos, juntamente com a cota única ou primeira parcela do IPVA. Essa regra é válida para veículos das Categorias 1, 2, 9 e 10.
Seguindo determinação da Resolução CNSP 192/2008, exclusivamente para veículos de transportes coletivos - Categorias 3 e 4, no ano de 2009, fica permitido o pagamento do Seguro DPVAT até a data do emplacamento ou licenciamento anual do veículo. O prêmio dos veículos de transportes coletivos, conforme a mesma resolução, deve ser pago em parcela única.
Se o veículo está sendo licenciado pela primeira vez, o seguro será pago proporcionalmente ou pro rata. O valor a pagar corresponderá aos meses em que o veículo estará coberto até o fim do exercício.
O Seguro Dpvat deve ser pago de uma vez só, ou seja, à vista.
Ao instituir o Seguro Dpvat como obrigatório, a Lei 6.194/74 estabeleceu que todos os proprietários de veículos automotores devem pagá-lo, sem exceção.
ALGUNS ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS
• Proprietários de veículos roubados ou que tiveram perda total (por motivo de incêndio ou colisão, por exemplo) devem solicitar ao DETRAN que efetue a baixa do veículo do seu cadastro ativo. Se não o fizerem, continuarão recebendo a cobrança do Seguro Dpvat;
• Veículos de órgãos públicos estão isentos apenas do pagamento do IOF, mas não do valor correspondente ao seguro;
• Reboque e semi-reboque não pagam o Seguro Dpvat quando não têm motor próprio, ou seja, quando não se tratam de veículos automotores. No caso, o seguro é pago pelo proprietário do veículo tracionador do reboque ou semi-reboque, por tratar-se esse, sim, de um veículo automotor.
O veículo inadimplente poderá ter problemas com a fiscalização, pois não será considerado devidamente licenciado. Além disso, em caso de acidente, o proprietário não terá direito à cobertura, não estando, contudo, isento de ressarcir as indenizações pagas às vítimas.
Fonte: dpvatseguro.com.br
Acidente mata avó e adolescente de 14 anos na BR-459, em Minas Gerais
Uma adolescente de 14 anos e a avó dela, de 64, morreram na tarde desta sexta-feira em um acidente na BR-459, em Caldas, no Sul de Minas Gerais. De acordo com a Polícia, o carro teria invadido a contramão e batido na lateral de um caminhão.
A menor Isabela Ribeiro Junqueira e a avó Maria Ângela Ribeiro estavam sentadas no banco da frente do carro. Um outro menino, Olavo Gabriel Ribeiro Vaz, de 11 anos, que estava no banco de trás, foi levado para a Santa Casa de Poços de Caldas. Olavo teve ferimentos leves e está em observação em um quarto.
Fonte: Oglobo.com
Obras de construção da 2ª etapa da BR 226 estão próximas de Pau dos Ferros
As obras de construção da segunda etapa da BR 226, executadas pelo Governo do Estado, avançam com destino a Pau dos Ferros. A BR, que tem 71 quilômetros, dos quais 40 km já estão concluídos, ligará o município de Almino Afonso a Pau dos Ferros e à divisa com o Estado do Ceará.
O asfalto já está na divisa de Serrinha dos Pintos com Pau dos Ferros. Esse trecho de 15 quilômetros está com as obras de terraplenagem terminadas, o que garante a conclusão do trecho da BR 226 que liga Almino Afonso a Pau dos Ferros para o mês de outubro deste ano.
A obra, que unirá a região Seridó ao Alto Oeste do Rio Grande do Norte, torna mais rápido e fácil o acesso a vários municípios do Oeste – Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu, Almino Afonso, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antonio Martins, Pilões, Pau dos Ferros e Encanto.
“Essas obras, que vinham se arrastando por muitos anos, agora serão definitivamente concluídas. A segunda etapa da BR 226 ajudará muito no acesso a vários municípios do Oeste e no escoamento da produção agrícola da região”, destaca o governador Iberê Ferreira.
Os outros 14 quilômetros, do trecho Pau dos Ferros até a divisa com o Estado do Ceará, deverá ser concluído no primeiro trimestre de 2011.
Dentro das obras da segunda etapa da BR 226, o Governo do Estado também construiu a Ponte sobre o Rio Açu/ Piranhas no município de Jucurutu. A ponte, com 352 metros de extensão, é uma reivindicação antiga da população e dos produtores rurais da região Seridó, que foi atendida pelo atual governo.
Fonte: Agência RN.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Câmara aprovou projeto que beneficia policiais militares
Quatro meses após analisar o texto-base, a Câmara acabou por aprovar a PEC 300 em primeiro turno. Foram 349 votos favoráveis, nenhum contra e nenhuma abstenção. Pela proposta, não haverá valor do salário na Constituição. Além disso, o piso salarial e o fundo que vai garantir o benefício serão definidos em lei complementar, a ser enviada ao Congresso em até 180 dias após a promulgação da emenda.
Originalmente, a proposta previa o piso salarial provisório a policiais e bombeiros militares, de R$ 3,5 mil para praças e R$ 7 mil para oficiais. O deputado Paes de Lira (PTC-SP) chegou a apresentar uma questão de ordem para que a proposta original fosse a voto.
Líder do movimento pró-PEC 300, o deputado Capitão Assumção (PSB-ES) criticou o texto aprovado.
“Eles rasgaram o regimento interno porque o que nós teríamos de votar hoje eram os quatro destaques do PT. Quero participar dessa questão de ordem do deputado Paes de Lira. Votamos a PEC 300, mas votamos um texto que foi redesenhado pelo governo. Um texto que não conta valor na Constituição, um texto que não fala que o fundo vai ser bancado pelo governo federal, um texto que exclui os aposentados e os pensionistas”, destacou.
O parlamentar capixaba chegou a recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de mandado de segurança, para que a PEC fosse votada no plenário da Câmara.
“Avanço foi porque nós conseguimos colocar o piso dos policiais e dos bombeiros na Constituição. Mas o que nós teríamos de estar votando aqui eram os quatro destaques do PT. Acredito que teremos de trabalhar cada vez mais para se organizar e tentar fazer com que o governo atenda nossas reivindicações. Elas vão continuar”, afirmou Assumção, lembrando que o piso dos professores e dos agentes comunitários de saúde, apesar de constar da Constituição, não foi definido.
Outro notório defensor da PEC, deputado Major Fábio (DEM-PB), lamentou: “Construímos uma proposta que garantia um salário digno… Mas os policiais foram vencidos pelo cansaço”.
Contudo, houve quem comemorou a decisão do plenário. “O que é possível votar é este texto”, rebateu Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), cumprimentou as lideranças e os deputados diretamente envolvidos na PEC 300. “Quero cumprimentar aos deputados que chegaram ao termo final, revelando o que é democracia”, discursou.
O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), destacou que tentará fazer um acordo para que o segundo turno da PEC seja votado antes das eleições. Para ser encaminhada ao Senado, a proposta terá de passar por mais um turno de votação na Câmara.
Fonte: clicapiaui.com

terça-feira, 6 de julho de 2010

Hillux é tomada de assalto em falsa blitz na RN 117
Na manhã de hoje (06), por volta das 05hs00min, seis homens armados e encapuzados, interditaram parte da RN 117, utilizando-se de pedras, galhos de árvores e canos utilizados na construção de uma adutora, realizando uma falsa blitz. O fato ocorreu na localidade Mata de Dinorá na zona rural do município de Tenente Ananias, distante 430 Km de Natal. Os meliantes abordaram cerca de cinco veículos, subtraindo dinheiro e pertences das vítimas, vindo fugir em um veiculo tipo Hillux, cor verde, placas MON 7120/RN, que foi tomada do Sr. Francisco das Chagas Costa Lima, residente na localidade. Após o episódio a Polícia Militar realizou diligencias, vindo a localizar o veículo roubado, que estava abandonado a alguns Kms do ocorrido. Neste instante, diligencias estão sendo realizadas em toda região no intuito de identificar e capturar os bandidos. Quem tiver qualquer informação, deverá entrar em contato com o telefone 0xx84 3351 2729, suas informações serão mantidas em absoluto sigilo.
Fonte: Blog nossoparanarn

segunda-feira, 5 de julho de 2010


Garibaldi Filho sofre acidente em rodovia do Alto Oeste
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) foi vítima de um acidente de carro por volta das 21hs10min do último sábado (03), quando se deslocava, acompanhado de assessores, de Pau dos Ferros (a 417 km de Natal) para Luís Gomes (444 km), no Alto Oeste. Segundo sua assessoria de imprensa, a Pajero na qual Garibaldi seguia foi atingida, na roda traseira por um Gol de placas KKD 9846/RN, que ia no sentido oposto. O impacto foi tão forte que o eixo traseiro da Pajero quebrou. Apesar disso, nenhum dos ocupantes do carro do senador Garibaldi se feriu.
O motorista do Gol teve um corte no supercílio e foi socorrido. A assessoria do senador peemedebista informou o sinistro por meio da página de Garibaldi no Twitter. A Pajero foi guinchada e a comitiva do senador seguiu em outro veículo.
Fonte: Diário de Natal
Falta comprometimento do Estado em aparelhar a polícia
O advogado e professor de Direito da UFRN Kaleb Freire lembra que o objetivo da Lei Seca não é somente punir, mas sim educar o condutor, uma vez que além da repercussão criminal, ainda existe a sanção administrativa prevista no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro. “É preciso lembrar que a liberdade sempre é a regra, sendo a prisão uma medida excepcional”. A deficiência do sistema prisional leva a questionar se as penas de prisão teriam mais eficácia quanto a reeducação daqueles que tenham cometido o delito. “O modelo atual do sistema carcerário constitui uma verdadeira universidade do crime, com baixo índice da ressocialização do condenado”.
Para o advogado, o sentimento de impunidade seria menor, ou até mesmo eliminado, se as medidas de fiscalização da lei realmente fossem aplicadas. Passada a euforia da chegada da Lei Seca, dificilmente em Natal e região metropolitana ocorrem blitz de caráter preventivo e fiscalizador. “Se há culpado pelo sentimento de impunidade é da falta de comprometimento do Estado em aparelhar a polícia, e daqueles que têm a obrigação de fiscalizar tais condutas, e, infelizmente não fazem como deveriam”. Caso a realização de blitz continue a ser um trabalho pontual, em locais e eventos isolados, a lei poderá cair no esquecimento e a embriaguez ao volante, passar a ser um crime com punição virtual, uma vez que a conduta criminosa existe e possui pena prevista, mas sua aplicação ninguém vê.
Infrator pode ficar até 5 anos dirigindo sem sofrer punição
Outro fator que contribui para a impunidade é a falta de fiscalização e controle por parte dos órgãos competentes. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) não dispõe de estatísticas sobre o número de carteiras de habilitação apreendidas, nos últimos dois anos, tampouco sabe precisar quantos condutores tiveram o direito de dirigir suspenso ou mesmo cassado, devido a crimes de trânsito. Os dados se resumem ao primeiro trimestre de 2010, quando houve 200 apreensões das quais, 60 por embriaguez ao volante.
Mas a apreensão dos documentos não significa dizer que algum condutor está sendo punido. Apesar das sanções administrativas como multas e restrição de direitos, previstas em lei, muitos recuperam o documento dias depois e continuam dirigindo, até necessitar de algum serviço. A legislação permite que o infrator requeira a posse do documento até que o processo seja julgado, o que leva em média seis meses. Mas há um agravante, explica o coordenador de habilitação Luiz Antônio de Albuquerque Lopes, para a abertura do processo é necessário que o documento esteja com o Detran. Ou seja, caso o infrator tenha renovado a CNH recente, antes do ocorrido, poderá levar até cinco anos dirigindo sem sofrer nenhuma sanção, até que precise de algum serviço que identifique a infração.
Nas blitzen realizadas pela polícia de trânsito não há como identificar se o condutor responde a processos, ou está impedido de dirigir, como acontece com multas em aberto.
Fonte: Jornal Tribuna do Norte

domingo, 4 de julho de 2010


Feliz Aniversário!
Buquê de flores com cheirinho de felicidades para Maria José, esposa do Sargento Inaldo do 4º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, que faz aniversário neste dia 05, e o blog deseja muita sorte de felicidade a aniversariante. Segue a publicação de Amor feita pelo sargento Inaldo a sua Esposa.
Neste dia, quero desejar a você, meu amor... toda felicidade que existe...
Você, que é uma pessoa extraordinária, uma esposa magnífica...
Quero falar que eu tenho muito orgulho de tê-la como minha querida companheira...
Sei que tudo que eu disser neste momento não vai substituir o nosso amor um pelo outro...
Sempre vivemos unidos por este sentimento real e verdadeiro que nos une todo este tempo...
Meu amor...
Quero homenagear você de forma bem diferente, dizendo tudo o que o meu coração pudesse declarar...
E a maneira ideal que encontrei para demonstrar tudo isso foi através destas palavras que lhe digo por intermédio dos meus sentimentos...
Te amo...
Felicidades, meu bem, feliz aniversário pra você...

MOTOQUEIRO MORRE EM ACIDENTE, NO TRECHO CONHECIDO COMO "CURVA DA MORTE" NA RN-015
Morreu na madrugada de ontem (03), vítima de um acidente de motocicleta o petroleiro e universitário Michel de Lima Gurgel de 28 anos de idade. A vítima estava viajando no sentido Mossoró/Baraúna na RN-015, quando desceu o barranco em trecho conhecido como "curva da morte", próximo a fazenda São João.
Segundo policiais rodoviários, o acidente teria acontecido na madrugada por volta das 03h00 e somente as 05h30, que populares acionaram a Polícia Rodoviária Estadual. Michel conduzia uma motocicleta 750 CC de cor preta e placas (MZK-6365), quando desceu o barranco na "curva da morte" que tem cerca de 15 metros de profundidade, morrendo no local devido ferimentos em sua maior parte no crânio.
Michel Gurgel era conhecido por muitos do Correio da Tarde na época em que foi colunista do antigo Jornal de Mossoró e era marido de Raphaela Fonseca que também foi funcionária do Correio da Tarde. Michel deixa filho de 2 anos. Que Deus conforte a família nesse momento de dor e perda.
Fonte: Ismael Sousa

Mão na Roda: quadrilha arrombou mais de 1.800 carros em seis meses
Organização criminosa praticava uma média de dez arrombamentos por dia. No total, 24 pessoas foram presas, inclusive, agente da Polícia Civil.
Mão na Roda: polícia prende quadrilha que arrombava carros. A quadrilha desarticulada pela polícia nesta quinta-feira (1º) tinha arrombado mais de 1.800 carros nos últimos seis meses. A informação foi repassada pela delegada Alzira Veiga, responsável pelo inquérito. De acordo com ela, a organização criminosa praticava uma média de dez arrombamentos por dia.
“Não era menos que essa quantidade, isso ficou constatado”, declarou. No total, 24 pessoas foram presas na Operação Mão na Roda, desenvolvida pela Polícia Civil e Polícia Militar. Entre os presos, está o policial José Robson da Silva, responsável por passar informações privilegiadas para o resto do bando.
A delegada Alzira Veiga informou durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, que as investigações tiveram início em janeiro deste ano. “Passamos a registrar muitos Boletins de Ocorrências com furto de estepes e objetos de veículos. A partir daí iniciamos o trabalho investigatório”.
De acordo com a delegada, o grupo era extremamente organizado e contava com a participação de jovens de classe média.
“Eles eram profissionais, usavam vários carros diferentes para dificultar nosso trabalho. No começo, furtavam mais estepes, mas, como o valor é baixo, passaram a levar objetos pessoais, como notebooks, câmeras digitais e até mesmo roupas”, revela.
O modo de agir da quadrilha era em estacionamentos, principalmente, em shoppings e grandes supermercados. “Os criminosos chegavam em dois carros, um ficava fechando a visão e o outro estacionava do lado. Um deles abria a porta e arrombava a porta do outro veículo alvo. Depois, fugiam levando tudo que estivesse dentro do veículo”, conta o subsecretário de Segurança, delegado Ben-Hur Cirino de Medeiros.
Para chegar aos criminosos, a polícia usou imagens dos circuitos de vigilância de vários estabelecimentos. Um deles, no Norte Shopping, na zona Norte de Natal, mostra os bandidos arrombando e furtando objetos de um Doblô. (Confira o vídeo).
“Neste caso, os casal paulista ficou sem nada. Eles levaram até mesmo as roupas e o casal teve que comprar outras para vestir”, destaca Ben-Hur Cirino. Na operação Mão na Roda, a polícia cumpriu 20 mandados de prisão preventiva e prendeu quatro pessoas em flagrante.
De acordo com o delegado Ben-Hur, muitos dos presos foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma e receptação de produtos roubados. A delegada Alzira Veiga informou que a quadrilha agia na Grande Natal, mas, principalmente na zona Sul da capital. “Eles foram presos em bairros como Ponta Negra, Candelária e Lagoa Nova”, disse.
Delegado Ben-Hur Cirino explica modo de agir da quadrilha presa nesta quinta-feira.
Os presos foram: Marcio Daniel Pereira, o “Rolinha”; Francisco Aureliano de Oliveira; Anderson Gadelha de Paiva; João Antonio Neto; Antonio Nogueira de Góis, o Toinho; William Fernandes Cirilo; Rodrigo Macedo da Fonseca, o “Poney”; Francisco de Assis Cardoso Silva Junior, o “Barba Chato”; Plinio Tavares de Miranda, o “Índio”; Fábio Augusto Teixeira Furtado Furtado da Silva; Geraldo José Ferreira da Silva, o “Ivan”; Clebson Lopes da Costa; Flávio Barbosa Targino; José Josino Neto; Cláudio Tercino Medeiros da Costa; Emanoel Aldo Cordeiro, o “Cego”; Luiz Eduardo Bezerra Costa Lima; Marcos Antonio Cortez; Adailton Santos Silva; e Thiago Berto.
Fonte: Nominuto.com
Mortos chegam a 235 após caminhão explodir no Congo
O número de mortos pela explosão de um caminhão-tanque na República Democrática do Congo, na sexta-feira, subiu para 235, disseram hoje autoridades. O governador da província de Sud-Kivu, Marcellin Cishambo, afirmou que três pessoas que estavam com queimaduras graves morreram durante a madrugada.
A maioria dos mortos foi sepultada em fossas comuns, tendo em vista a dificuldade para identificar os corpos. Cerca de 60 crianças e 30 mulheres foram enterradas ontem em três grandes valas na cidade de Sange, onde as chamas se espalharam por vários casebres do povoado, após o veículo ter capotado e derramado combustível um dia antes.
A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Congo (Monusco) informou que quase 200 pessoas ficaram feridas no incêndio, sendo que 32 delas sofreram queimaduras graves e foram levadas de helicóptero para dois hospitais. Cishambo acrescentou que 105 pessoas ainda estavam no hospital e que um número similar foi liberado após tratamento.
Fonte: Estadao.com
Micro-ônibus cai em canal, mata dois e deixa vários feridos em Pernambuco
RECIFE - Um micro-ônibus perdeu o controle ao descer uma ladeira e caiu dentro de um canal, no bairro de Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Duas pessoas morreram no local e várias ficaram feridas. O acidente foi neste sábado, na avenida 4, da Cohab I.
Cerca de 25 pessoas estavam no coletivo do transporte alternativo do município, que fazia a linha Vila Rica-Barra de Jangada. Os passageiros gravemente feridos foram socorridos pelo Samu e Corpo de Bombeiros. Os outros passageiros, entre eles quatro crianças, tiveram escoriações leves.
Algumas vítimas foram socorridas para os hospitais Geral de Jaboatão e Otávio de Freitas. Quatro feridos foram levados para o Hospital da Restauração, no Derby, onde encontram-se em atendimento na emergência de trauma. São eles: Edna Maria, de 39 anos, Evandanery Maciel, 37, Felipe Antonio Silva Santana, 8, Antonia Alves de Andrade, 70. Valdiceia Ambrósio de Santana foi atendida no Hospital Getúlio Vargas.
Segundo a Prefeitura de Jaboatão, o GPS do micro-ônibus marcava 57km/h na hora do acidente, ultrapassando o limite obrigatório de 40 km/h da via . No local é visível uma grande marca de frenagem.
A Prefeitura vai aguardar o laudo do Instituto de Criminalística (IC) para tomar as providências. Na próxima semana, será formada uma comissão de sindicância para que o proprietário do veículo, licenciado pelo do Sistema de Transportes, preste esclarecimentos sobre o acidente.
Fonte: Oglobo.com
Três pessoas morrem atropeladas no acostamento da Rodovia dos Imigrantes em SP
SÃO PAULO - Três pessoas morreram num acidente na altura do quilômetro 12 da Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, sentido capital, na noite deste sábado. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, um funcionário da Ecovias, concessionária que administra a rodovia, e um policial militar, pararam no acostamento da rodovia para ajudar o motorista de uma caminhonete que estava com problemas mecânicos. O motorista de outro veículo perdeu o controle, invadiu o acostamento e atropelou o policial, o funcionário da Ecovias e o motorista da caminhonete. Os três morreram. O veículo desgovernado ainda bateu contra o guincho da concessionária que estava no local.
Fonte: Oglobo.com

sábado, 3 de julho de 2010

Homem morre em atropelamento na Praia do Meio
Um homem identificado como José de Melo de Santos Filho(44) foi atropelado e morreu no fim da tarde desta sexta-feira(2), na avenida Presidente Café Filho, próximo ao terminal de ônibus, na subida para a Ponte Nova, na Praia do Meio.
De acordo com o CPRE(Comando de Polícia Rodoviária Estadual), o responsável pelo homicídio fugiu do local e ainda não existem pistas a respeito de sua identidade, já que não haviam testemunhas.
Os policiais ainda disseram que populares encontraram o homem agonizando na pista e ligaram para o SAMU, que chegou rapidamente, mas a vítima não resistiu aos ferimentos ainda no local.
Fonte: DIARIODENATAL.COM.BR